Especial: Switched at Birth

terça-feira, abril 30, 2013

Switched at Birth é um seriado americano que estreou em 2011 e que agora encontra-se em sua segunda temporada. A colaboradora Ni Merlin traz um especial contando um pouco sobre a história da série.

Durante uma aula de biologia, Bay Kennish (Vanessa Marano) faz seu teste de tipologia sanguínea e “sem querer” descobre que seu sangue é totalmente incompatível com o de seus pais.
Ao questioná-los sobre o ocorrido, John Kennish (D.W.Moffet) e Kathryn Kennish (Lea Thompson), pais de Bay, vão a um laboratório fazer o teste de DNA e descobrem que a filha foi trocada na maternidade. 

Os Kennish são a família perfeita. O pai John é um ex-jogador de beisebol e construiu sem patrimônio com o dinheiro dos jogos. John é dono de um lava-rápido e a família mora no bairro mais chique da cidade. Kathryn é dona-de-casa e vive em função da família. Toby Kennish é o filho mais velho, muito parecido fisicamente com a mãe e é músico. Bay, a caçula de 15 anos, tem a pele branca como a “mãe”, mas cabelos e olhos escuros como a noite.
Após a descoberta, John e Kathryn vão procurar a família que ficou com sua filha biológica. Conhecem Regina Vasquez (Constance Marie), a mãe biológica de Bay Kennish, que mora no subúrbio “spanish” da cidade junto com a mãe Adriana (Ivone Coll) e a filha Daphne (Katie Leclerc). Regina é uma alcoólatra em recuperação e cabeleireira e está sendo despejada por não ter dinheiro pra pagar o aluguel de onde moram.

Kathryn e John resolvem ajudar Regina e ao mesmo tempo juntar as famílias para que cada um possa conhecer e conviver com as respectivas filhas biológicas. Eles convidam Regina e a família para morar na casa de hóspedes. É claro que Regina aceita.

Daphne é ruiva e de olhos claros como os Kennish. Ela foi abandonada pelo “pai”, Angelo Sorrento (Gilles Marini) que acreditava que Regina tivesse um caso com outro, pois Daphne não se parecia nada fisicamente com nenhum dos dois. Viveu desde os três anos de idade com a mãe e com a avó. Quando pequenina, teve meningite e por causa de um medicamento ficou surda. Daphne é capaz de se comunicar com todos os ouvintes, mas precisam estar de frente pra ela, para que ela possa fazer a leitura labial. Também se comunica por linguagem de sinais.
Bay é branca como a neve e de cabelos e olhos pretos. Como Regina e Angelo, seus pais biológicos. Também tem o dom de fazer arte, herdado pela genética dos Vasquez.
A história conta o dia a dia das famílias convivendo e aprendendo com a situação. Aprendendo a cultura de cada um e dificuldades dos dois lados. Processar o hospital? Quem é o culpado por tudo isso? Será que as mães querem desfazer a troca? Como será a vida sabendo que o bebê que cada uma carregou está na sua vida de volta agora, depois de 15 anos?
O que mais me toca nesse seriado é que os autores trazem pra nossa realidade não só a questão da troca de bebês, mas muito da cultura dos surdos. Como eles são mais do que capazes e que quem coloca limites e trata surdez como uma incapacidade somos nós, ouvintes.
Na segunda temporada, o episódio 09 intitulado "Uprising", em minha opinião, foi o melhor até agora. Uma lição de vida pra qualquer pessoa. Diria até que foi um “sacode” pra nós ouvintes acordarmos pro mundo. 
Uma vez escutei de um colega bombeiro que a linguagem de sinais era diferente em cada país e que ele não ia fazer questão de aprender. Acho muito importante saber a linguagem de sinais para qualquer ocasião. Depois desse seriado, minhas aulas práticas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) estão valendo cada segundo.
Essa série foi criada pela rede de TV americana ABC Family e nasceu em junho de 2011 com seis episódios. Sucesso garantido, a série tem trinta episódios na primeira temporada e está no décimo episódio da segunda temporada.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nossa que interessante, não conhecia esse seriado e adorei a dica..
    Também não conhecia o seu blog, lindo! Estou seguindo!!
    Beijos
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia mais amei a dica, obrigada!!

    Beijos,
    http://www.sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...