Resenha - PS: Eu Te Amo

quarta-feira, março 06, 2013

Título Original: Ps: I Love You
Autora: Cecelia Ahern
Número de páginas: 368
Lançado no Brasil pela editora Novo Conceito








Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.
Conheci a história de Ps: Eu Te Amo há alguns anos atrás, bem antes do filme ser lançado e o livro ter ganhado o reconhecimento merecido do público. No entanto, conheci o livro por meio de uma fanfiction adaptada, e naquela época o livro ainda não havia sido traduzido (sei que, antes do lançado pela Novo Conceito, houve outra tradução, mas acredito que nem essa existia). Por não ler em inglês muito bem antigamente, deixei a leitura de lado, esperando até que - SURPRESA! - o filme foi lançado e Ps: Eu Te Amo teve seu boom merecido. Na verdade, o livro ainda demorou um pouquinho para ser trazido ao Brasil, mas chegou. Melhor tarde do que nunca, não é? Mas vamos ao que interessa...

Ps: Eu Te Amo é uma narrativa feita em terceira pessoa e fala sobre a vida de Holly Kennedy após a perda de seu marido, Gerry.  Uma morte prematura, causada por um tumor no cérebro, leva seu grande e eterno amor e deixa a jovem devastada. Como toda e qualquer pessoa que perde um ente querido, Holly já não tem mais vontade de viver e isola-se em sua casa, longe da família e dos amigos. Afinal, ela vivia pelo marido e ambos eram extremamente unidos. Já não precisava trabalhar, pois largou o emprego para cuidar de Gerry, e sentia como se nenhum dia possuísse motivo suficiente para fazê-la levantar-se da cama e cuidar de si mesma, deixando até de comer e tomar banho - coisas que já não eram mais tão simples.

Em uma das ligações "de rotina" que sua mãe lhe faz, para checar se está tudo bem, Holly descobre que um pacote foi deixado para ela na casa dos pais, com o título "A Lista" acima de seu nome. Depois de uma brincadeira que se originou em uma festa de fim de ano com os amigos, Gerry havia, de fato, deixado à ela a tão preciosa lista. O que há no pacote são doze envelopes, cada um contendo o nome de um mês, e uma carta - essa instrui Holly a seguir as regras que lhe serão dadas através de cada envelope, um por mês, durante um ano. Gerry quer, por meio de suas dicas e bilhetes, ensinar Holly a viver sem ele.

Holly resolve seguir tudo o que os bilhetes de Gerry lhe dizem, mês após mês, na tentativa de mantê-lo "vivo" pelo máximo de tempo possível. Ao decorrer do livro, podemos notar sua lenta evolução - com muitas recaídas - na busca de um novo sentido pela vida. Também conhecemos a engraçada e envolvente família de Holly - formada por seus pais, uma irmã, três irmãos, cunhadas e sobrinhos -, assim como seus amigos, que também possuem um papel muito importante na trama. Apesar de ter uma história um tanto dramática e triste, o livro também tem seus momentos engraçados e suas aventuras. 

Obviamente, um livro que tem como um dos principais focos a morte não é sempre tão fácil de ser lido. Alguns momentos mais pesados e de drama da personagem principal causam certa tristeza e angústia, mas é normal, porque simplesmente faz parte da vida. É natural. Não se podia esperar que ela perdesse o amor de sua vida e fosse apenas mais um romance feliz. E é isso o que eu mais gosto no livro: a realidade. O quão bem a autora conseguiu mostrar a dor da personagem e mostrar que não, não é fácil superar, mas é possível continuar vivendo - mesmo que mal por muito tempo. E, é claro, o amor: tanto de Gerry para com Holly, que mesmo em seus momentos finais importou-se em fazer com que ela fosse feliz, quanto de Holly para com Gerry, que demonstra o tempo inteiro que daria tudo para tê-lo de volta, mesmo com os tantos momentos de discussão. E o amor de sua família e de seus amigos, que são seus grandes pilares de sustentação nesse momento tão delicado.

Apesar do livro estar quase que inteiramente focado em Holly, cada personagem possui uma história diferente e todas são mostradas claramente, te deixando envolvido por cada uma delas. É possível se acostumar com os cenários, que são muito bem descritos, e você sente como se também vivesse em Dublin, na Irlanda, local onde se passa a trama, tamanha a familiaridade. Você também pode se identificar com os sentimentos das personagens, que vão muito além de somente a perda (e pode contar com um rio de lágrimas, também).

Cecelia Ahern escreveu Ps: Eu Te Amo com apenas 21 anos e é de impressionar a forma como conseguiu ter uma narrativa tão doce, envolvente e fluída para contar uma história tão difícil. Ela consegue fazer com que o leitor sinta exatamente o que pretendia com o romance.

Vale dizer que a adaptação cinematográfica do livro possui uma história bem diferente, apesar de manter a mesma base. Ainda assim, também é linda e vale a pena assistir. Para mim o livro é mil vezes melhor, mas você irá se emocionar com ambos.

Ps: Eu Te Amo é uma lição de vida e traz uma moral muito importante: a de que mesmo as piores situações podem resultar em algo bom, e de que sempre vale a pena seguir em frente e não desistir. Com certeza, um dos meus favoritos. Leitura recomendadíssima.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Ainda não consegui ler o livro, nem assistir o filme...
    Eu tenho sempre um pouco de pé atrás com romances, sempre acho que não vou gostar e sempre acabo gostando kkkkk
    Sua resenha me animou para ler :)

    Boa sorte com este novo começo do blog!

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Aaaaah sou louquinha pra ler este livroo! Ele parece ser muito fofo.
    Beijinhos
    www.my--booshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...