Resenha - Um Dia

domingo, agosto 28, 2011

Título Original: One Day

Autor: David Nicholls
Número de páginas: 416
Lançado no Brasil pela editora Intrínseca

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Para começo de conversa, preciso dizer que eu amo a capa desse livro. Gosto quando a imagem dos personagens não é tão exposta e facilita a imaginação durante a leitura. Mas indo ao ponto que interessa, eu já estava com Um Dia na minha lista de "preciso ler" há um bom tempo; havia lido boas resenhas e opiniões ótimas sobre o livro, mas tudo isso enquanto ele ainda não havia sido lançado no Brasil. Com a adaptação do romance para o cinema, o livro acabou ficando com maior evidência e a Editora Intrínseca finalmente o trouxe para o Brasil. E em um belo dia passeando pelo shopping, sem saber da novidade, passo na frente de uma livraria e alí está ele, esperando por mim. Depois de quase ter um surto maluco olhando para a vitrine, precisei entrar e comprá-lo, obviamente.

Em Um Dia conhecemos Dexter Mayhew e Emma Morley. Ambos se conhecem no dia 15 de Julho de 1988, no dia da formatura na faculdade. Passam a noite juntos -mesmo que nada demais aconteça - e parecia claro que dali pra frente os dois não teriam mais contato. Porém, inexplicavelmente os dois não conseguiram se separar, criando um laço incrível de amizade.

Dexter Mayhew, vindo de uma família rica, com sonhos de viajar e conhecer o mundo; deseja apenas viver a vida do melhor modo que há pra viver. E é exatamente o que ele faz depois de se formar. Conhece Amsterdã, Barcelona, Dublin e vários outros lugares, parando em Roma onde começa a lecionar. Sempre respondendo as enormes cartas de Emma com pequenas mensagens em cartões postais, Dex ainda não possui uma meta de vida estável. É o típico garanhão que encanta qualquer mulher, o tipo de pessoa que pode deixar tudo para o amanhã. Dex é o personagem que vai te causar muita dor de cabeça e fazer com que você tenha raiva dele diversas vezes durante a leitura.

Emma Morley, amante da leitura e da escrita é, com toda a certeza, uma das personagens com quem mais me identifiquei de todos os os livros que já li. Centrada, inteligente e um pouco fora do comum, Em sente como se, assim como Dexter, também não tivesse um objetivo de vida; pelo menos ele podia viajar. Morando num minúsculo apartamento com uma colega de faculdade, Emma se recusa a voltar para a casa dos pais - isso seria mais do que uma afirmação de que ela era um fracasso. Sem ter a menor ideia do que fazer de sua vida, ela acaba trabalhando em uma compania de teatro, onde não se sentia bem com as pessoas ao seu redor e não recebia nenhum reconhecimento. Depois do primeiro emprego sem sucesso, ela parte em rumo de outro desatre: o restaurante mexicano "Loco Caliente", um lugar que sugou alguns anos de sua vida trabalhando como garçonete. Lá ela conhece Ian, o comediante que claramente nutre sentimentos por ela e futuramente terá uma participação especial em sua vida.

Depois de uma viagem para uma ilha grega, onde a paixão e o desejo entre Dexter e Emma fica claro, a vida dos dois muda drasticamente. Não, o romance não aflora entre os dois - muito pelo contrário. Emma finalmente sai do emprego que detesta e começa em outro onde ela sente que pode, finalmente, ser feliz. Dexter acaba por entrar para o mundo da mídia, trabalhando na televisão; primeiramente por detrás das câmeras, e logo depois como apresentador. Os dois constroem vidas paralelas, e no entanto continuam a manter-se inseparáveis, bem como havia de ser.

Os anos passam. Depois de muitas brigas, palavras ditas e não ditas, bebedeiras, ressacas, mortes, meses sem contato, namoros, pedidos e cerimônias de casamento, bebês por toda parte, perdas e mudanças de emprego, traições e tudo mais que o destino reservou para a vida dos dois, Dex e Em encontram-se em Paris. "Na última vez em que eles se encontraram, coisas foram ditas. Na última vez em que se encontraram, algo tinha acontecido." Os dois finalmente teriam que tomar uma atitude e resolver o que seria "deles" dali em diante. E, a partir dai você começa a entender o verdadeiro significado e a verdadeira importância dos dias 15 de Julho.

Sem aviso prévio, Um Dia me fez viajar por emoções que eu não imaginava ser possível. Tristeza, raiva, paixão, alegria e principalmente amor. Um amor camuflado, diferente de tantos outros romances atuais. Um amor que todos podem ver, menos os dois principais envolvidos. "Dex e Em, Em e Dex." Vinte anos de uma história de amor completamente diferente; não aquele tipo de fantasia onde os "acasos" fazem com que tudo aconteça, mas uma história real, que não deixa de ter dor e sofrimento, assim como muitos momentos felizes, divertidos e alegres. Uma história que poderia com certeza ter sido vivida por qualquer um de nós. Um verdadeiro clássico atual.

Altamente surpreendente e dolorosamente trágico, Um Dia está, sem dúvida alguma, no meu TOP 10 de livros preferidos de todos os tempos. Recomendá-lo é muito pouco, pois acredito que a história de Dexter Mayhew e Emma Morley deveria ser conhecida por todos os amantes de um bom romance.

Garanta logo o seu e boa leitura!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não tinha como você ter escolhido um livro melhor pra reiniciar as suas resenhas.

    Eu estava do seu lado quando você comprou o livro e vi sua empolgação, também fui umas das primeiras a ter contato com você após o término da leitura e pude perceber suas emoções por causa da história. Você acabou me contando acidentalmente o final do livro, como desabafo, mas tudo bem. Se a pergunta era: 'ficou com vontade de ler?' Sim, eu fiquei Danielle.. mesmo sabendo o final rs

    Muito por influência sua e da Ellen, eu comprei esse livro pra dar de presente. Confio amplamente no gosto de vocês e realmente acho que a história é ótima :)

    Quem sabe um dia eu me apaixone por 'Em e Dex. Dex e Em'.

    Bom recomeço!

    Decida logo sobre o que eu vou escrever, obrigada <3 UHASUAHSUH

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...